8 Dicas para perder a vergonha de falar inglês

8 Dicas para perder a vergonha de falar inglês

Você até conhece o idioma, mas ainda não perdeu a vergonha de falar inglês? Saiba agora como deixar esse medo de lado e aprimorar de vez a sua conversação na língua

Você já fez seu curso de inglês há algum tempo e acredita que manda bem no idioma. Assiste seriados estrangeiros sem legendas, consegue entender o que músicas norte americanas dizem; lê sites diversos escritos na língua mãe dos EUA. Mas, na hora de falar no idioma… aí tudo trava. Parece que dá um branco em sua mente e as palavras já não saem mais como você imaginava que sairiam. É culpa da tal vergonha falando mais alto que o seu inglês. Entenda porquê temos esse sentimento e confira 8 dicas do Yázigi Indaiatuba para deixar o medo de lado e aprimorar a língua de uma vez por todas.

Por que temos vergonha de falar em inglês?

A vergonha de falar em inglês é uma barreira muito mais comum do que parece e atinge pessoas de todas as idades e níveis, sejam elas crianças ou adultos, iniciantes ou avançados. Podem ser vários os motivos que compelem alguém que conhece a língua inglesa a ter dificuldades de se expressar oralmente. Dentre as principais razões, podemos destacar as seguintes:

  • Medo de errar as pronúncias;
  • Não gostar de falar em público;
  • Alguma experiência não muito feliz envolvendo a língua;
  • Sotaque;
  • Não se achar preparado enquanto não dominar 100% da gramática;
  • Não conhecer o assunto em questão.

Independente do motivo que te impede de aprimorar a língua, lembre-se que ela é essencial nos dias de hoje, seja no ambiente profissional ou no momento de entretenimento. E embora a comunicação se faça possível mesmo com níveis iniciantes, um discurso coerente e coeso contribui para a credibilidade dos seus argumentos. Portanto, está na hora de superar essa barreira e praticar a conversação.

Abaixo, separamos algumas dicas de como você pode atuar para deixar de lado a vergonha de falar inglês:

  • Tudo começa com um bom curso de inglês

O primeiro passo é aprender inglês em uma escola que lhe estimule a se comunicar na língua em questão. Assim, procure locais com metodologias reconhecidamente eficazes, que prezam pela conversação, como o Yázigi. Independente da sua necessidade — se o seu inglês está “enferrujado”, ou se precisa aprender a língua do zero —, na franquia são oferecidos cursos para as mais diversas faixas etárias e níveis de conhecimento do inglês!

  • Prática: fale sozinho

Pode parecer loucura, mas falar sozinho vai lhe ajudar bastante. Além de ser uma forma de pôr em prática o idioma, ouvir sua própria voz vai lhe ajudar a identificar eventuais problemas com a pronúncia das palavras e dos termos.

  • Pense em inglês

Evite traduzir pensamentos originais em português para a língua inglesa. Faça o processo contrário: tente pensar em algumas coisas formulando as palavras em inglês em sua mente. Isso fará com que o idioma se integre ao seu cotidiano de maneira simples e eficaz, ao mesmo tempo que não será nada muito invasivo.

  • Domine as expressões mais necessárias

Tenha em mente que as expressões mais básicas podem salvar sua vida. Portanto, foque em aprender as maneiras de cumprimentar alguém e as expressões que são usadas no cotidiano. Saiba como perguntar onde ficam os locais, as horas, os nomes. Isso tudo é imprescindível.

  • Utilize a tecnologia ao seu favor

Os smartphones e tablets já são realidade, portanto utilize-os para aprimorar seu conhecimento. Na internet, é possível encontrar videoaulas, podcasts e muito material de referência que com certeza vai lhe deixar ainda mais afiado no idioma.

  • Crie Mapas Mentais em inglês

Tenha bem claro em sua mente alguns roteiros em inglês que podem ser utilizados em praticamente quaisquer conversas. Saiba se apresentar, manter uma conversa simples e cordial com alguém. Consiga dizer sua profissão, seu nome, nome de seus parentes. Saiba falar sobre seus hobbies, e demonstre interesse em saber um pouco mais sobre a outra pessoa. Dessa forma, a conversa tende a fluir mais naturalmente, e evitar o nervosismo que é muito comum à situação.

  • Faça da aprendizagem do inglês algo divertido e cotidiano Mas,

Pratique seu inglês — ainda que com legendas. Vá se adaptando ao idioma inglês com práticas que lhe são prazerosas. O resultado será o inglês cada vez mais entranhado em sua vida, de uma maneira nada ortodoxa. É possível sim aprender enquanto se diverte.

  • Não tenha vergonha de perguntar

Em uma conversa, nunca fique acanhado em dizer que não entendeu um termo. Peça sinônimos, diga para a pessoa falar de maneira mais devagar. Deixe claro que você ainda não domina a língua. É melhor isso do que deixar de entender algo na conversa só por medo de assumir que não entendeu alguma coisa.

Agora que você já tem alguns truques para superar essa vergonha, lembre-se que nunca é tarde para recomeçar. Recupere agora a sua confiança e garanta uma comunicação efetiva também na sua segunda (ou terceira) língua!  

Sobre o Autor

Pioneirismo é a marca registrada do YÁZIGI em mais de seis décadas de história. As aulas são dinâmicas e baseadas em assuntos do dia a dia. Desta forma, centenas de milhares de alunos conseguem aprender mais rápido associando o idioma a situações do cotidiano. O principal objetivo é fazer o aluno pensar, interpretar e falar em outra língua sem notar que está aprendendo. Passeios ecológicos, festas e projetos culturais fazem parte do aprendizado.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat