6 dicas para eliminar de vez o inchaço corporal

6 dicas para eliminar de vez o inchaço corporal

Sabe aquela sensação de estufamento? Aquela barriguinha indesejada? Pode ser inchaço corporal. Saiba o que é e como combater esse problema

O inchaço corporal é um problema que atinge muitas pessoas, em especial as mulheres. Com causas que podem variar desde a retenção de líquidos ao excesso de gases, ele costuma causar bastante incômodo. Além da sensação de desconforto após as refeições, atrapalha também na hora de se olhar no espelho. Isso mesmo: talvez você tenha ganho alguns números no manequim graças ao inchaço.

Muito embora pareça ser algo complicado de se combater, isso nem sempre é verdade. Há pequenas práticas e hábitos diários que podem evitar o inchaço corporal — ou combatê-lo, caso ele já esteja aprontando das suas. Quer saber quais são essas dicas? Continue conosco e descubra logo a seguir.

O que pode causar o inchaço corporal

O inchaço corporal pode ser causado por diversos fatores. Desde coisas mais simples, como a ingestão de ar quando se masca chicletes, por exemplo; até fatores mais complicados, como a intolerância à lactose.

Mas, a principal causadora desse desconforto na região abdominal, e do aumento de medidas, é a retenção de líquidos. Trata-se de uma complicação que surge quando o corpo não consegue eliminar, pela urina, grandes quantidades de água e sódio.

Assim, a retenção costuma se dar pelo consumo excessivo de alimentos com alto teor de sódio — produtos industrializados e alimentos com muito sal. Além disso, outro grande vilão é o refrigerante: além de também ser uma fonte vigorosa de sódio, também é gaseificado. E toda bebida gaseificada pode contribuir com o inchaço corporal.

Portanto, se notar inchaço constante nas regiões do abdômen, dos tornozelos, pés, mãos e coxas, já sabe: está retendo líquido.

3 dicas para evitar o inchaço corporal

Existem algumas práticas extremamente simples que podem ajudar a impedir o surgimento do inchaço corporal. Mastigar bem os alimentos, comer sem exageros, evitar engolir muito ar durante as refeições e até procurar não se manter por períodos prolongados na mesma posição ajuda — seja de pé ou sentado. Mas além dessas orientações, separamos algumas outras maneiras de combater o surgimento do inchaço.

Praticar exercícios

A prática de exercícios contribui com a boa circulação sanguínea, o que é fundamental para evitar o inchaço corporal. Vale lembrar que ⅔ do corpo humano é composto por líquidos, então nada melhor do que contribuir para que fluam bem, certo?

Diminuir o sódio na alimentação

O sódio é o grande vilão quando se trata da retenção de líquidos. Portanto, evite comidas industrializadas, enlatados, refrigerantes. Tente diminuir as quantidades de sal no seu dia-a-dia e sinta a diferença.

Evitar o consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas

Como dito anteriormente, o refrigerante também não ajuda muito. Além do sódio em grande concentração, contribui com o acúmulo de gases no organismo. E muitos gases no estômago e intestino podem lhe fazer inchar ainda mais. Como quem gosta de gás é balão, talvez este seja o motivo que você esperava para largar de vez as bebidas gaseificadas.

3 dicas para combater o inchaço corporal

Se não foi possível evitar o surgimento do inchaço, então o jeito é combatê-lo. Portanto, tome muita água e acompanhe as dicas a seguir.

Drenagem Linfática

Espécie de massagem, a drenagem linfática faz o que seu nome sugere: drena os líquidos corporais. Além de ajudar na circulação, também serve como forma de relaxamento muscular. Recomenda-se que seja feita, por especialistas, duas vezes por semana. Por outro lado, pessoas com insuficiência renal e cardíaca, gravidez de alto risco e trombose devem se manter longe dessa prática.

Sucos Detox

Os sucos detox, em especial os feitos com couve e gengibre, funcionam como desintoxicantes para o organismo. Além de serem ricos em nutrientes e vitaminas, atuam acelerando o metabolismo. Também possuem muitas fibras — cujo consumo deve ser aliado ao de muitos líquidos para que o efeito não seja o contrário do desejado.

Invista em chás, proteínas e outros alimentos que ajudam a desintoxicar

O consumo de chá verde, de cavalinha e de hibisco é um grande aliado no combate ao inchaço corporal. Bem como as proteínas magras, como ovos, queijos com menos gordura e carne branca. Portanto, busque uma dieta equilibrada, invista bastante nestes alimentos, e dê adeus ao desconforto.

É importante ressaltar que caso nenhuma dessas dicas venha surtir efeito, você deve buscar auxílio médico. Além das causas apontadas aqui, a retenção de líquidos pode ter causas renais, de tireoide ou devido alguma inflamação no corpo. Portanto, nada de se automedicar.

Do contrário, basta aproveitar essas dicas, dar um trato na saúde e alimentação e vestir aquele modelito que já não entrava mais.

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