4 Razões para amar seus cabelos brancos

4 Razões para amar seus cabelos brancos

Se por um lado muita gente teme a chegada dos fios grisalhos, saiba porque muitos estão amando e assumindo seus cabelos brancos

O Natal já está batendo à porta e, com ele, volta ao nosso imaginário o velho conhecido Papai Noel. Além das suas vestimentas, um detalhe específico colabora para essa caracterização. Estamos falando dos tão famosos barba e cabelos brancos.

Que tal se inspirar nos brilhantes fios grisalhos do bom velhinho para assumir os próprios cabelos brancos? Hoje, listamos algumas razões para você deixar o preconceito de lado!

Cabelos brancos… e agora?

Ao contrário do que diz o dito popular, que associa os fios de cabelo branco ao estresse, ainda não há estudos que indiquem essa associação — ao contrário do que acontece com a queda, que está diretamente relacionado a este. Ainda assim, eles são sim uma realidade.

Os fios brancos aparecem naturalmente a partir de uma certa idade. Geralmente, os primeiros fios surgem na casa dos 30 anos de idade, quase sempre nas têmporas. Isso se dá pela queda na produção de melanina nos fios — um processo que vai diminuindo conforme a idade avança.

Segundo o médico Valcinir Bedin, presidente da Associação Brasileira do Cabelo, nas mulheres, especificamente, eles começam a surgir a partir dos 35 anos naquelas de pele branca; aos 45 anos naquelas de pele amarela; e após os 55 anos naquelas de pele negra.

Saiba, no entanto, que isso não é uma regra, uma vez que fatores hereditários e genéticos podem influenciar no aparecimento dos cabelos brancos. Além disso, algumas doenças autoimunes podem exercer influência sobre esse fato.

Independente da sua idade, se você já está convivendo com os fios brancos, confira agora 4 razões para amá-los cada vez mais.

4 Razões para amar seus cabelos brancos

  1. Liberdade

Por anos, assumir os cabelos brancos foi visto com muito preconceito, principalmente em relação às mulheres. Embora alguns ainda mantenham essa visão, cada vez mais as mulheres se sentem livres para assumir o visual que os anos lhes deram. Se no passado era costume atrelar o descuido com a estética e a idade avançada aos fios brancos, hoje, cada vez mais, as mulheres buscam provar que é exatamente o contrário. Além da liberdade para fazer o que bem quiserem, os fios brancos representam segurança, confiança e amor próprio para quem opta por assumi-los.

  1. Tendência

Diversas celebridades no Brasil e no mundo têm aderido aos cabelos brancos. Como exemplos, podemos citar as atrizes Sônia Braga, Helen Mirren, Fernanda Montenegro, Cássia Kiss, Vera Holtz, Glória Menezes. Todas elas, mulheres bem sucedidas, que tiveram coragem de assumir a idade, o conhecimento e a experiência que o passar dos anos lhe entregaram. Além disso, nomes como Jamie Lee Curtis e Meryl Streep nos mostram que os cabelos brancos podem ser ao mesmo tempo modernos e elegantes; antenados às novidades, e com um pé fincado no tradicional.

  1. Cuidados

Outra boa razão para assumir os cabelos brancos são os cuidados que eles exigem. É menos trabalhoso manter seus fios prata bem cuidados do que ter que cobri-los com tintura quase semanalmente.

4 Razões para amar seus cabelos brancos

Mas, isso não quer dizer que você não precisa dar uma atenção a eles. Há dois aspectos em especial que precisam de um cuidado extra: os cabelos prateados podem amarelar facilmente, portanto use e abuse dos matizantes e shampoo para cabelos grisalhos. Além disso, os cabelos cinzas são mais ressecados por natureza. Portanto, trate de hidratá-los muito bem — uma umectação é uma ótima dica. Também é bom evitar a exposição exagerada ao sol, e se possível, evitar chapinhas e babyliss. Assim, os fios ficarão impecáveis!

  1. Questão de Estilo

Além desses motivos, assumir os fios brancos é uma questão de atitude. E também é uma a oportunidade perfeita para atribuir estilo à sua imagem. Para isso, invista em cortes modelos e curtos, no estilo bob hair, para acompanhar os fios platinados.

Enfim, assumir os cabelos brancos já não parece mais uma ideia tão assustadora, não é? Deixe esse medo de lado, mantenha os cuidados sempre em dia e seja feliz com seu visual!

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat