HomeParceiros RevistaCtrl+PlayPor que a programação na infância leva a melhores decisões no futuro?
Por que a programação na infância leva a melhores decisões no futuro

Por que a programação na infância leva a melhores decisões no futuro?

 Saiba por que a programação na infância leva a melhores decisões no futuro!

Você ainda acha que programação não é coisa de criança? Na verdade, a informática não apenas pode ser divertida como também leva o seu filho a tomar melhores decisões no futuro.

Desenvolvimento do raciocínio lógico

Seja para construir um software, seja para criar uma simples sequência de comandos, a criança precisa usar a lógica para programar. Por isso, aulas de programação ajudam a potencializar o raciocínio.

Escrever um código é um processo desafiador pelo qual a pessoa precisa organizar mentalmente as partes daquela sequência para fazer com que o programa funcione. Assim, a criança começa a tomar decisões em que ela vê o resultado, por exemplo, um robô pegando um objeto ou um jogo funcionando de determinada forma.

Incentivo à criatividade

Outro aspecto positivo da programação para a formação da criança é o estímulo à criatividade. Na informática, além de os pequenos aprenderem, eles são incentivados a criar.

Com isso, as crianças passam de meras usuárias dos computadores a criadoras de tecnologia. Elas não mais apenas absorvem conhecimentos como descobrem a filtrar informações para utilizá-las da melhor maneira.

Fomento à solução de problemas

Ao estudar programação, uma pessoa terá que testar um código diversas vezes até que o mesmo funcione corretamente. É estimulante ver os resultados daquela programação, por isso as crianças se mantêm motivadas a superar aquele obstáculo.

Desse modo, a criança aprende desde cedo a não se deixar abater pelo erro, analisar as falhas, usar a razão e tentar novamente até solucionar o problema.

Um dos diferenciais da programação é que ela ensina a pensar. Assim, o seu filho consegue desenvolver autonomia de pensamento e entende como resolver problemas sozinho.

Aprendizado do trabalho em equipe

Ao contrário do senso comum, o aprendizado da programação não isola as crianças. Nas aulas, elas descobrem a trabalhar em equipe, já que devem alcançar juntas os objetivos estipulados.

Em um exercício de robótica, por exemplo, as crianças precisam contar umas com as outras para tomar decisões e gerar os resultados esperados pelo grupo. Assim, elas percebem que precisam escutar e observar, não só falar.

Assimilação do senso de empreendedorismo

Com a programação, o senso de empreendedorismo também é despertado desde a infância. Empreender depende das habilidades que citamos até agora, como o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. Assim, no futuro, o seu filho terá competências para ser melhor profissional ou até mesmo um empreendedor.

As tecnologias estão se modificando rapidamente. O poder de processamento dos computadores dobra em pouco tempo, por isso não sabemos quais serão as linguagens de programação utilizadas daqui a alguns anos. Contudo, aprender a lógica por trás da programação propiciará que o seu filho esteja mais preparado para o mercado do futuro.

Como mostramos, a programação na infância faz com que as crianças tomem melhores decisões e sejam adultos mais independentes. Por isso, se estiver interessado em aulas de programação e robótica para crianças, entre em contato com a Ctrl+Play!

Ctrl + Play Escola Programação e Robótica
Rua 13 de Maio, 650 – Centro – Indaiatuba/SP
Tel.: (19) 3816.6688 – 9.8395.4907
Skype: ctrlplay
[email protected]
www.ctrlplay.com.br
www.facebook.com/escolactrlplay
www.instagram.com/escolactrlplay

Share With: