HomeEsportesTratamentos Psicoterapêuticos anulam utilização de medicamentos
Tratamentos Psicoterapêuticos anulam utilização de medicamentos

Tratamentos Psicoterapêuticos anulam utilização de medicamentos

Tratamentos Psicoterapêuticos podem ajudar atletas a não sentirem tanta dor

*Por Jaciara Cruz

Olá queridos leitores! Hoje vamos falar de tratamentos psicoterapêuticos para dores crônicas, micro lesões e grandes lesões. Como sou atleta aderi a esse estilo de vida fazendo tratamentos há dois meses. Isso tem melhorado muito o meu desempenho e reparado a musculatura.

Não faço utilização de medicamentos por serem instáveis, eles ajudam, mas também me faziam perder a força de alguma maneira. Confira os benefícios das terapias:

Terapia Holística

É o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística entende que os elementos físico, mental, emocional e espiritual de cada pessoa formam um sistema. O objetivo é tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.

A terapia holística é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, sendo a mesma listada no CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

Melhora a energia pessoal

A terapia holística visa equilibrar estados mentais-emocionais negativos, desbloquear a energia dos centros, trazer mais autoconsciência corporal, emocional, mental e espiritual, entre outros, para minimizar o sofrimento.

Trata pessoas que podem não ser consideradas doentes, tecnicamente, mas que querem melhorar a utilização dos seus corpos e sentir maior plenitude nas suas vidas.

A terapia holística é uma alternativa de tratamento que considera o ser humano uma individualidade complexa formada por muitos corpos (corpo físico, corpo energético, corpo emocional, corpo mental e corpos anímicos e espirituais). Os problemas que aparecem no corpo físico são reflexos de desajustes energéticos e emocionais-mentais, então o ser humano deve ser tratado como um todo, holisticamente. O mais importante é tratar as causas das doenças, para que os efeitos sejam suprimidos.

Uma equipe de trabalho holístico deveria contar com a ajuda de diversos profissionais da saúde, incluindo abordagens convencionais.

Enfermeiros, técnicos e assistentes sociais ajudam na integração e interações entre pacientes, familiares, equipe da saúde e comunidade e podem fazer parte de uma equipe holística.

A medicina holística como a acupuntura, ayuverda, homeopatia, terapia neural, antroposófica, fitoterapia, florais, ozonioterapia juntamente com a medicina convencional, as atividades físicas da educação física, fisioterapia, exercícios físicos orientais (yoga, tai-chi, liangong), massagens, nutrição, ajudam fisicamente o paciente.

Minha experiência

Realizei procedimentos com therapyEC , é uma ferramenta eletrônica de transmissão a  laser , destinada a tratamento de acupuntura.

Acunpuntura consiste em  encontrar pontos precisos do corpo, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico. No tratamento a lazer fica visível a intensidade de reparo nos pontos de dor e lesões, como vocês podem ver na foto abaixo:

Nos locais que possuem micro lesões e lesões , que ainda não manifestaram – se com a forma de dor, quando é feito o tratamento de laser em seus pontos a sensação é de queima, mas é reparado esse ponto com essa tecnologia nova, fechando o ferimento e ativando a produção de colágeno para cicatrização, no decorrer do tempo nota – se que alguns pontos que doíam semanas atrás não doem mais e a instensidade do laser diminuie na aplicação da pele, mesmo aumentao a frquencia de energia na terapia.

È um método de poder controlar o avanço do tratamento. Muitos ponto que eu sentia dores insuportáveis já não doem mais, citarei alguns pontos de microlesõesinacreditavés que tinha mas não haviam sido demonstradas fisicamente ainda, algumas quando aparecem nos derrrumbam, já fiquei encostada meses com uma lesão, acreditem é triste para qualquer atleta.

Foi muito importante para mim descobrir que existem pontos de equilíbrio para manutenção do corpo. Como no meu esporte utilizo muito esses lugares é extremamente importante esse tratamento.

Magno Terapia – Imãs em alguns pontos do corpo.

Ajuda equilibrar os órgãos vitais, a energia Vital é a  que mantem o corpo, ajuda equilibrar os órgão vistais, ajuda adquiri equilíbrio da mente, na concentração , nas dores crônicas, dores musculares .Energia Vital O termo é composto das palavras do idioma grego Ψυχολογία; ψυχή, “alma”, e εργοs (ergos)= en-ergo =energia, trabalho, movimento).

Essa é minha parte da historia que inibe a utilização de medicamentos. Sofrer mais jamais, agora treino o dobro e se possível sem dores!

Os relatos e tratamentos psicoterapêuticos é da Psicoterapeuta Fernanda Daldon – Indaiatuba. Até a próxima matéria!

Share With: