HomeParceiros RevistaImunoVacinImunoVacin alerta sobre a vacina contra catapora
ImunoVacin alerta sobre a vacina contra catapora

ImunoVacin alerta sobre a vacina contra catapora

A vacina contra catapora é indicada para crianças evitarem a doença

O risco de transmissão de catapora existe em qualquer lugar do mundo, especialmente nas áreas urbanas com grandes aglomerados populacionais. É uma infecção altamente transmissível, e por este motivo, a maioria das pessoas adultas já teve varicela. Portanto, está imune à doença e tomar a vacina contra catapora.

A vacina contra a catapora foi desenvolvida no Japão no início dos anos 70. Mas apenas em meados da década de 90 passou a ser mais amplamente utilizada nos países ocidentais. É produzida a partir do vírus varicela-zóster atenuado e é altamente eficaz.

Eficácia da vacina contra catapora

A eficácia da vacina na prevenção do problema é de quase 100%, se tomadas as duas doses. Com uma, a doença ainda pode ocorrer, mas as chances de complicações, hospitalizações e óbitos são reduzidas substancialmente. É importante dizer que mesmo aqueles que estão infectados com uma versão moderada da doença podem ser contagiosos e iniciar surtos.

Indicação:

É recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses).

Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora) devem ser vacinados.

Contraindicação:

Pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior, e gestantes.

Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem ser consultadas por um médico para a indicação, pois muitas vezes os danos causados pelo adoecimento é maior que o risco oferecido pela vacina.

Esquema de doses:

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, o uso da vacina SCR-V pode ser adotado, diminuindo assim uma “picadinha”.

Onde pode ser encontrada:

Na ImunoVacin, dentro do Centro médico São Camilo, para crianças a partir de 9 meses de vida, adolescentes e adultos.

Anuncio Imuno Vacin 200x200

Imuno Vacin
Centro Médico São Camilo
Rua dos Andradas, 484 – Cidade Nova I
Indaiatuba/SP
Tel.: (19) 3801-4368
www.imunovacin.com.br
facebook.com/imunovacin/
www.instagram.com/imunovacin

Share With: