HomeXXDesativadasMeu DinheiroVai casar? Como casar gastando pouco

Vai casar? Como casar gastando pouco

Coluna Meu Dinheiro

Maio é o mês das noivas, e não é a toa que é o mês com maior número de casamentos, e na hora de falar em casamento vem a grande dor de cabeça, os valores astronômicos cobrados por uma festa de casamento.

Como diria um grande amigo, para reduzir bem as despesas do casamento não se case, mas se essa não é sua opção e você realmente quer casar você pode casar gastando pouco se seguir algumas dicas.

Sugiro começar reduzindo o número de convidados e negociar bem os preços com os fornecedores, que hoje em dia estão bem mais abertos a essa negociação. Planejar com antecedência também irá reduzir bastante suas despesas, pois terá mais tempo para pesquisar preços e de preferência chegar no dia da festa com tudo pago, pois é bastante complicado começar a vida conjugal com dívidas, um ano de antecedência para a festa é o tempo ideal.

Planejar bem a festa e alinhar as expectativas do casal também ajuda muito na hora de baratear um casamento, a festa será baladeira ou uma cerimónia mais intima. Um salão luxuoso ou na casa de amigos? Depois dessa decisão tomada o orçamento é o mais simples.

Outra dica é segura os gastos com decoração, buffet e bebidas, os itens mais caros da festa, você pode poupar bastante dinheiro nessa parte e mesmo assim servir muito bem os convidados. Flores e plantas que compõem a decoração costumam subir muito em dias importantes como Dia das Mães, Finados e Dia dos Namorados, fuja dessas datas e irá economizar bastante, a primavera é uma ótima época para essas compras, pois há bastante variedade  e preços. Quanto a comida você pode contratar um Buffet por fora e não ficar preso ao buffet próprio oferecido pelas casas de eventos, ficando assim mais barato. Servir apenas um coquetel, em vez de um jantar completo, também está na moda e sai mais em conta, coxinhas e mini hambúrgueres estão em alta, e vamos ser sinceros quem não fica feliz comendo uma coxinha? Rs  Quanto as bebidas servir espumante nacional é uma opção aos importados mais caros, servir uísque também encarece demais a cerimónia, e negociar as bebidas alcoólicas por consignação, ou seja, pagar com antecedência uma metade e reservar a outra, acertando só o que foi consumido depois da festa.

Mais uma dica importante, dispense a contratação de bandas escolha um Dj para animar a festa sai mais barato e mais em conta, pois é a animação dos noivos e dos convidados que irá garantir uma festa inesquecível.

Há outras maneiras de reduzir ainda mais os gastos com um casamento, como alugar uma chácara, casar durante o dia, fazer um grande churrasco para os convidados, existem vários tipo de festas que podem ser realizadas sem gastar muito e continuar a ser grande e aconchegante, nesse caso os gastos chegariam a 10% dos gastos com um casamento tradicional.

Pense bem e alinhe suas finanças com a sua expectativa.

Boas semanas a todos não se esqueçam de curtir e compartilhar.

Danilo Junqueira

Danilo Junqueira 320x320

 

DANILO JUNQUEIRA, responsável pela coluna “Meu Dinheiro” tem 37 anos. Arquiteto de Software – Graduado em Ciências da Computação, Mestrado em Geoprocessamento de dados . Jogador amador de Tênis, ciclista, apaixonado por aeromodelismo e automobilismo, trade na Bovespa por 10 anos. Por ler e estudar muito sobre investimentos e organização financeira resolveu passar um pouco de suas idéias e experiências de vida para que cometam os mesmos erros que cometeu em sua vida financeira.

Share With: